A vida de crianças cardiopatas é retratada em livro

Uma pesquisa do médico Valdester Cavalcante Pinto Junior estima que há, hoje, no Brasil, mais de 675 mil crianças e adolescentes e outros 550 mil adultos com cardiopatia congênita, ou seja, são centenas de crianças que vem ao mundo com alguma alteração no coração ou em vasos importantes, como a aorta. Para chamar a atenção da sociedade para este problema, o próprio doutor Valdester publicou De Nascença, obra que retrata, por meio de fotos em branco e preto e textos, o dia-a-dia destes pequenos pacientes.

(Esq.) Capa de De Nascença, idealizado por Valdester Cavalcante Pinto Junior (dir.) (Fotos: Reprodução e O Povo Online)


Valdester, que também é um dos fundadores do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (InCor Criança), em Fortaleza, convidou o colega anestesista e fotógrafo Henrique Torres a participar do projeto. O fotógrafo português João Palmeiro, autor da maior parte das imagens, entrou na equipe mais tarde. Também colaboraram para esta obra os textos de Laura de Goes Leal, a jornalista Iana Soares, o sociólogo André Hagette, o procurador geral da justiça do Estado do Ceará, Ricardo de Holanda, e a juíza de Direito da 3ª Vara da Família de Fortaleza, Maria Marleide Maciel Queiroz. O projeto gráfico é de Janus Lonngren.

Algumas imagens de De Nascença. (Fotos: João Palmeiro)
¶¶
Também foi organizada uma exposição de mesmo nome, com as fotos e textos que compõem o livro, na Universade de Fortaleza (Unifor), entre setembro e outubro últimos, e também no último Congresso Brasileiro de Cirurgia e Cardiologia Pediátrica, realizada em Porto Alegre em novembro.

Clique no link a seguir para ler a entrevista que Valdester concedeu ao portal O Povo Online, de Fortaleza:

Íntegra da entrevista com o médico Valdester Pinto Jr.



Marcadores: , , , , , , , , ,